adolescente fracasso

Você não pode crescer durante a adolescência sem passar por um fracasso.

Frustrante na melhor das hipóteses, desalentador na pior das hipóteses, o fracasso pode causar um sério sentimento de inutilidade quando um incidente doloroso é transformado em um descritor pessoal: “Eu sou um fracasso!”

Agora você tem um pouco de auto-estima.

Assim, os pais precisam monitorar as experiências de fracasso na vida de seus filhos para garantir que o jovem esteja passando pela experiência infeliz sem sofrer danos significativos. Eles não querem a experiência do fracasso em levar o jovem emocionalmente para um desânimo significativo.

É claro que os pais nunca devem (em decepção, frustração ou raiva) chamar seu adolescente de “fracasso”. Uma crítica tão dolorosa da autoridade tão alta da família pode ferir gravemente a auto-estima do adolescente, como ser chamada de “perdedor”. medem e “ganham” sua aprovação. Nunca se esqueça de que os adolescentes se veem parcialmente através dos olhos dos pais.

A adolescência está repleta de experiências de fracasso porque os desafios do crescimento devem ser continuamente superados, com todo tipo de fracasso levantando seus próprios problemas psicológicos poderosos. Considere apenas alguns.

Falha em realizar um sonho (ambição)
Não seguir as regras (obediência)
Não ser aceito (rejeição),
Não tentar (motivação),
Não prestar atenção (concentração),
Falha no ajuste (conformidade),
Falha em alcançar uma meta (sucesso),
Não agradar (aprovação),
Falha ao terminar (conclusão)
Não se dar bem (cooperação),
Não ganhar (competição),
Falha em permanecer positivo (esperança)
Não ser incluído (pertencente),
Não parece ok (aparência),
Falha em atender às expectativas (decepção).
Qualquer um desses fracassos, entre muitos outros, pode ser emocionalmente caro e nenhum adolescente pode escapar de encontrar alguns deles ao longo do caminho. Como a falta de dependências mais jovens e o medo das demandas mais antigas, elas são simplesmente parte do preço desconfortável que deve ser pago pelo crescimento.  Psicólogo em São José do Vale do Rio Preto Todo esforço traz consigo um risco de fracasso, portanto, o fracasso não é um problema; É um fato da vida.

Vale a pena notar como o fracasso muitas vezes vem trazendo presentes inesperados. Considere algumas das seguintes perguntas que os pais podem fazer com facilidade.

“Se você conseguir dar tudo de si, mas não conseguir o que estava buscando, isso é apenas um fracasso?”
“Se você não consegue o que quer, mas fica mais sábio no processo, isso é apenas um fracasso?”
“Se você desistir de um esforço fútil apenas para encontrar um objetivo melhor, isso é apenas um fracasso?”
“Se você se atreveu a seguir um sonho e veio querer, isso é apenas um fracasso?”
“Se você pode dizer para si mesmo, ‘pelo menos eu tentei’, isso é apenas um fracasso?”
Ou talvez tudo o que é necessário é ter empatia com a mágoa, fornecendo algum apoio emocional e encorajando o jovem ferido a avançar de maneira curativa.

Sempre que penso em como um pai pode ajudar um adolescente a fracassar no processo, lembro-me do pai consolando seu adolescente abatido que estava debruçado em decepção, preso em autocensura por “fracassar de novo!” Psicólogo em São José do Vale do Rio Preto

“Filho”, disse o homem mais velho, “até onde eu sei, o único fracasso real na vida é o fracasso em tentar. Se uma pessoa não está falhando, isso significa que ela não está se esforçando o suficiente. Psicólogo em São José do Vale do Rio Preto.  Eu admiro como você continua depois!

Com isso, o jovem olhou para cima, endireitou-se e sorriu: “Obrigado, papai. Apenas o que eu precisava ouvir!

Fonte